SPFW e FR – TOP TRENDS
16/02/2011
As passarelas brasileiras apresentam suas propostas para o inverno 2011. E o Trendspace mostra um resumo dos desfiles (SPFW e FR) e suas tendências mais fortes.
A moda brasileira segue a linha das tendências já apresentadas no mercado internacional vistas nas semanas de moda internacionais, e apresentadas por institutos de pesquisas na área da moda.
O caminho do inverno 2011 segue algumas pesquisas feitas no mercado internacional, destacadas no Senac Moda Informação - Inverno 2011, que apontam cinco temas predominantes: Arte Moderna, Club Dandy, Riff Rock, Remake 70 e Dioríssimo.
Arte Moderna: Reinvenção do clássico. Presença do minimalismo, e urbanismo. Os looks são marcados por tecidos tecnológicos, estampas geométricas, e listras,
Club Dandy: Tem influência do universo masculino. Retorno do minimalismo e do estilo militar.
Riff Rock: A volta dos anos 70, 80 e 90. Visual romântico ligado a um visual gótico. Um mix de moda vitoriana e glam rock.
Remake 70: Época marcada pela mistura de suavidade e ousadia . Mesclados pelo estilo romântico e folk, presentes em looks que combinam tecidos coloridos, o uso do artesanato como o crochê, além do uso de peles.
Dioríssimo: A época do glamour e elegância traz de volta a feminilidade dos anos 50. Onde reinava o New Look Dior, e suas cinturas marcadas.
Tal elegância vem acompanhada nesse inverno 2011 por uma sensibilidade mesclada em looks que misturam casacos de pele com tecidos leves e transparências, além de looks com couro e rendas.
Destaques
- Cores
Os tons predominantes nas passarelas são o preto, cinza, branco e o camelo. Agregados com tons vibrantes como o amarelo (mostarda), coral, verde, azul e alguns vermelhos.
Mistura de neutros com cores fortes.
O camelo (camel) também se destaca.
- Tecidos
Sobreposições - Contraste de pesos e texturas.
Looks compostos por tecidos pesados como couro, peles, tricôs pesados combinados com tecidos leves e transparentes como seda, tules, rendas, organzas. Há uma inversão dos pesos, nitidamente vistas em looks que misturam renda e casacos mais pesados, clássico com urbano.
Uma opção bacana, que se adapta ao nosso clima.
Há diferentes misturas de texturas. Sensação de profundidade nos looks.
Couro:
Peça chave da estação, esteve presente nas coleções de SP e do RIO, tanto em jaquetas, regatas, vestidos, quanto calças, saias... Invista!
Renda:
Hit do Inverno, aparece em looks completos, ou misturados a outros tecidos, deixando algumas partes do corpo aparente.
Transparências:
Aposta certa! Continuam com tudo, ora em looks inteiros, ora misturados a outros tecidos através de recortes ou mesmo sobrepostos a ela. Chamando atenção para alguns detalhes do corpo! Aposte no equilíbrio revela e esconde através de misturas de peças como corsets, e hotpants!
Peles:
O uso de peles (natural ou sintético) marcou presença.
Tanto em roupas inteiras, enfeites e detalhes.
Tricô:
O tricô aparece em mil versões, desde tecidas aos cashmeres, ora mais pesado, com tramas bem abertas, ou ainda, mais leve com tramas mais fechadas. Em peças como casacos, vestidos, saias,blusas, casaquetos....
- Detalhes
Estampas:
Predominância das flores, xadrezes, manchas,listras e geométricos. Além de onças, bocas.
As estampas de bocas apareceram nos desfiles da Neon e Reinaldo Lourenço. Lá fora, a estampa também é sucesso. Prada, Alberta Ferretti entre outros , aderiram.
Alfaiataria:
Marcou presença tanto para homens e mulheres.
Aparece desconstruída, e também misturada a looks despojados, o que dá uma quebrada na seriedade, sem perder a elegância de uma roupa bem feita.
Desconstrução:
Na mesma onda utilizada na alfaiataria.
Podemos notar várias peças com essa jogada. Tira de um lugar e coloca em outro. Nada se cria nada se perde. Tudo se transforma!
Um smoking vira frente única, vestido, macacão. As golas saem do lugar. A frente vai para parte de trás. E assim vai...
Cintura Marcada:
Ora em calças, vestidos ou saias.
Saias:
O comprimento está mais comportado. Tem godê, tulipa ou longa.
Saias longas entram como hit para esse inverno.
Calças:
As Skinnys continuam...
Porém, há destaque para as cenouras, mais curtas que o inverno passado.
Além das calças amplas com movimento .
Movimento em destaque: Saias ou Calças.
Vestidos:
Não pode faltar no guarda-roupa feminino.
Em vários modelos e comprimentos. Estão chiques, próximos ao corpo, mas sem evidenciar tanto.
Macacões:
Em versões como o jeans, tecido e até mesmo tricô.
Casaquetos:
Curtos e retos ou presos por cintinhos.
Militar:
Mais uma vez o estilo se destaca nesse inverno, na temporada nacional aparece de modo mais urbano, e com ar de romântico. A New Order criou um clima de bailarina com militarismo!
Metalizado:
Vem com tudo nessa temporada, trazendo tecidos metalizados, texturas gastas e craquelês. O cobre é mais forte, em couros e acessórios.
Brilho:
Lantejoulas, paetês, lurex, pedras grandes. Reluz? O brilho chega e fica seja em detalhes ou peças inteiras.
A boa pedida é misturá-lo a peças lisas e foscas.
Pérolas:
Pérolas e mais pérolas cobriram looks como o de Reinaldo Lourenço e Alexandre Herchcovitch.
Pegaram as dicas? A moda inverno 2011 promete!
Pegaram as dicas? A moda inverno 2011 promete!
arrasaram!!! boa sorte!!